Multidão incendeia sede de TV em Bagdá que transmitiu programa musical em data religiosa

Meio & Mensagem

Redação Portal Imprensa | 04/09/2020 10:05


Uma multidão furiosa invadiu e incendiou a estação de TV Dijla, em Bagdá, capital do Iraque, no dia 31 de agosto, segundo eles por ter transmitido um programa de música no dia de Ashura, data do aniversário da morte do neto do profeta Maomé, Imam Hussein. O grupo alega que a programação foi um “insulto à religião” islâmica.


 


 


Crédito:Reprodução / Twitter



 


Incêndio ocorreu um dia após data religiosa


 


A data é celebrada no dia 30 de agosto e marca também a fundação do Islã xiita. A Diljah TV exibiu a programação normal nesse dia, incluindo conteúdo com música e dança, e provocou a ira de dezenas de manifestantes.


 


A rede se desculpou com o grupo religioso e disse ter cometido um erro não intencional. Mas no dia seguinte dezenas de pessoas atacaram as instalações da TV, incendiou o local e ainda feriu quatro trabalhadores. Os manifestantes também destruíram praticamente todo o equipamento que havia no local.


 


Considerado crime, insulto a religião pode levar à prisão de diretor


 


Um tribunal de Bagdá emitiu um mandado de prisão contra o diretor da emissora, Jamal al-Karbuli, acusado de insultar deliberadamente a religião. A pena pode chegar a três anos de prisão, segundo o código penal iraquiano.


 


Não é a primeira vez que a TV Diljah é alvo de ataques. Em outubro de 2019,  homens armados mascarados invadiram as instalações da estação em Bagdá e os incendiaram. O momento era de protestos antigoverno no Iraque e atingiram vários canais de comunicação, como a emissora Al Arabiya e o canal de TV NRT.


 


 


O secretário-geral da Federação Internacional de Jornalistas (IFJ), Anthony Bellanger, demonstrou preocupação com o ataque ao veículo de comunicação. "A violência contra os trabalhadores da mídia no Iraque está aumentando. É responsabilidade do governo iraquiano proteger os trabalhadores da mídia e garantir sua segurança", cobrou.

Voltar