SBT está próximo de fechar acordo para ter Libertadores

Meio & Mensagem-Mídia

Emissora está próxima de fechar acordo para exibir o principal torneio de futebol do continente; Globo rescindiu contrato com a Conmebol em agosto


 


Bárbara Sacchitiello
8 de setembro de 2020 - 9h30



 


(Crédito: Getty Images)


O SBT e a Conmebol estão e negociações adiantadas para fechar um acordo de transmissão da Copa Libertadores de América neste e nos próximos dois anos. A informação foi dada com exclusividade pelo blog de Rodrigo Mattos, no UOL, e posteriormente confirmada por Meio & Mensagem junto à fontes do mercado publicitário.


Desde quando a Globo anunciou a rescisão de contrato com a Conmebol, no início de agosto, a empresa, detentora dos direitos de transmissão do principal torneio de futebol do continente, deu início a conversas com outros veículos, inclusive com emissoras de TV aberta do Brasil. Essas conversas com outras emissoras ainda estão acontecendo, mas é com o SBT que o acerto está mais próximo de ser concluído.


 


O interesse do SBT no esporte foi despertado em julho, quando a emissora negociou com o Flamengo para a exibição da final do Campeonato Carioca. Na ocasião, clube e emissora aproveitaram o texto da MP do futebol, que concede ao clube mandante o direito unilateral de negociação dos direitos de transmissão de suas partidas. Como não havia fechado acordo com a Globo para a exibição do Campeonato Carioca em sua grade, o Flamengo fez um acordo com o SBT apenas para a exibição da final, disputada contra o Fluminense. O jogo rendeu bons índices de audiência e bons contratos comerciais para a emissora. Após a final, executivos do SBT demonstraram interesse em trazer o futebol em sua grade de programação.


Interrompida pela pandemia da Covid-19, a Libertadores da América irá retomar seus jogos a partir do próximo dia 15. A expectativa, portanto, é de que as negociações da Conmebol com o SBT (ou com outra emissora nacional) seja anunciada nos próximos dias.


 


 


A razão para a rescisão do contrato entre a Conmebol e a Globo foi financeiraEm virtude da pandemia da Covid-19, que interrompeu os campeonatos esportivos em todo o mundo por mais de quatro meses, a Globo tentou renegociar os valores do acordo junto à Conmebol. “Diante do cenário extremamente desafiador provocado pela crise econômica e potencializado pela pandemia de Covid-19, a Globo vem fazendo uma revisão completa de seu portfólio de direitos”, diz o início do comunicado. Em nota, divulgada no início de agosto, a emissora explicou que, nesse contexto, tentou renegociar com a Conmebol o contrato de transmissão da Libertadores, que era válido até 2022, mas não obteve sucesso. “Assim, não restou alternativa à Globo a não ser rescindir o contrato”, disse a Globo.

Voltar