Ferramentas auxiliam jornalistas na cobertura da atuação dos políticos no Brasil

PORTAL IMPRENSA

Redação Portal Imprensa | 15/09/2020 11:37


Pesquisar informações sobre políticos em todo o Brasil durante a cobertura da campanha eleitoral, por exemplo, nem sempre é fácil. Os dados estão distribuídos entre sites de tribunais estaduais, federais e os superiores, ou às vezes só são acessíveis por meio da Lei da Transparência.


 


Crédito:Agência Brasil



 


Para facilitar o trabalho do jornalista na cobertura de temas relacionados, duas ferramentas estão disponíveis na internet com atualizações periódicas: o Publique-se e o Ranking dos Políticos. 


 


Processos judiciais


 


Publique-se existe desde 2018 e teve uma nova fase lançada no domingo (13). A iniciativa é da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Internacional Brasil, com apoio técnico da empresa de inteligência jurídica Digesto.


 


Na plataforma, o jornalista pode pesquisar entre milhares de processos judiciais que têm políticos como partes, em um buscador on-line. A base de dados contém até o momento mais de 3 mil processos judiciais, envolvendo 1.182 pessoas que foram candidatas a cargos públicos em 2016 ou 2018.


 


Na nova fase, foram incluídos processos judiciais do STF (Supremo Tribunal Federal) e do STJ (Superior Tribunal de Justiça), além de novos processos de tribunais estaduais e federais. A base de dados será incrementada semanalmente.


 


“Em um país tão grande como o Brasil é difícil catalogar informações de tantos políticos ao mesmo tempo. Por isso, o projeto pode ajudar as pessoas em suas pesquisas. As informações são todas públicas e estão disponíveis em tribunais. O Publique-se facilita o acesso através do mecanismo de busca e também explica vários termos jurídicos. Conhecer melhor os processos judiciais é uma das maneiras de melhorar uma investigação jornalística”, opina Reinaldo Chaves, coordenador de projetos da Abraji.


 


Os criadores da ferramenta recomendam que todos os dados sejam checados para evitar confusões com homônimos e erros cadastrais.


 


Ranking dos Políticos


 


Outra plataforma para uso dos jornalistas e do público em geral é o Ranking dos Políticos. No site, é possível comparar a atuação de senadores e deputados federais e classifica-los do melhor para o pior.


O site é particular e foi criado por dois administradores de empresa. Ele conta com um quadro de conselheiros, profissionais de diversas áreas, que contribuem com as classificações, a partir de critérios como gastos, assiduidade, fidelidade partidária e processos judiciais.


 


As informações são obtidas em veículos de comunicação, sistemas do judiciário e Congresso. Também são disponibilizados na ferramenta os votos de cada parlamentar em votações de grande peso para o País, o que contribui para a pontuação.


 


 


“O valor das leis analisadas é definido por nosso Conselho de Avaliação de Leis, levando em conta o quanto elas ajudam ou atrapalham o País”, define o Ranking em sua página na internet.

Voltar