ABERT lança portal de memórias da TV

ABERT - Notícias

Quinta, 17 Setembro 2020 12:03


Na véspera da celebração dos 70 anos da chegada da TV no Brasil, a ABERT lançou um portal dedicado a homenagear o veículo e a resgatar a história do meio no país. Desenvolvido pelo jornalista e pesquisador Elmo Francfort, o site entrou no ar na quarta-feira (16) e reúne vasto e variado conteúdo, dividido em seis subtemas.


No tópico “Linha do Tempo”, o portal apresenta datas e fatos relevantes que consolidaram o meio como paixão nacional. De junho de 1939 a dezembro de 2007, visita momentos memoráveis da radiodifusão brasileira, como a primeira demonstração de um aparelho em funcionamento, em uma feira realizada no Rio de Janeiro, até o lançamento da TV digital no país.


Olhando para o passado, as matérias postadas no campo “De Memória” contam fatos saborosos sobre ícones da TV brasileira, como o apresentador Silvio Santos e o Jornal Nacional. Também há referência aos mascotes, a exemplo do Coelho Bandeirante, primeira logomarca da TV Bandeirantes, e do indiozinho que anunciava a extinta TV Tupi.


Nos espaços “Midiateca” e “História Agora”, estão disponíveis reportagens atuais sobre a história da televisão, além de personagens e programas inesquecíveis do imaginário brasileiro, como a apresentadora Hebe Camargo e a novela Velho Chico, sem deixar de fora conteúdos jornalístico, infantil, e análises sobre a TV digital.


A trajetória da ABERT ganhou um capítulo especial. No tópico “Quem Somos”, é possível acessar a história da ABERT, e conhecer, dentre outros documentos históricos, a primeira logomarca, a galeria de presidentes e as circunstâncias da criação da Associação.


A plataforma ainda destinou espaço de destaque para a interatividade. No tópico “Conte sua História”, o internauta pode preencher um formulário e compartilhar com leitores do portal suas memórias relacionadas à televisão.


 


 


Para acessar clique em www.abert.org.br/memoria

Voltar