FURUKAWA LANÇA EM OUTUBRO SISTEMA LTE DE 250 MHZ PARA REDES PRIVADAS

TELE.SÍNTESE

 DA REDAÇÃO 21 DE SETEMBRO DE 2020


 


Serviço inclui antenas e terminais específicos para transmissão de dados, que podem ser instalados em tratores. Troca de dados alcança 32 Mbps, diz a empresa.



 


A Furukawa lançou uma solução sem fio destinada à implantação de redes privadas multisserviços, com foco em utilities e em áreas rurais do país não atendidas pelos serviços de telecomunicações. Baseada em tecnologia LTE na frequência de 250 MHz, o produto realiza a transmissão simultânea de dados, voz e vídeo em tempo real.


“O objetivo é atender às necessidades de conectividade do agronegócio e também de setores como energia e mineração, que precisam de mobilidade e garantia de banda para monitorar equipamentos e atividades em áreas abertas”, afirma Daniel Blanco, gerente de Engenharia Inovação da Furukawa. Conforme a empresa, a conexão pode chegar a velocidade de 32 Mbps na ponta.


O uso da frequência de 250 MHz, destinada ao Serviço Limitado Privado (SLP), permite ao produtor rural ou empresa instalar e operar sua própria rede de comunicação, com um raio de cobertura de até 100 quilômetros por eNodeB (estação rádio base da rede LTE).


O equipamento da empresa é projetado para ambientes externos (full outdoor). O software responsável pela gerência do sistema (EPC) encontra-se embarcado na eNodeB, que tem tamanho compacto e capacidade para suportar até 10 mil terminais registrados e cem comunicando simultaneamente.


Para usar os 250 MHz, é preciso adotar terminais específicos, também fornecidos pela empresa. Os aparelhos, diz a fabricante, possuem WiFi e GPS integrados, duas portas seriais e porta Ethernet. Assim como a eNodeB – com a qual se comunicam -, “são equipamentos multisserviços e com design robusto, podendo ser utilizados em tratores, máquinas agrícolas e outros veículos e integrados a sensores, medidores e gateways IoT, para a coleta de dados em campo”. A solução Furukawa LTE 250 MHz já passou por diversos testes em campo e estará disponível comercialmente na segunda quinzena de outubro.


 


 (Com assessoria de imprensa)

Voltar