Programa oferece bolsas para reportagem sobre os efeitos da pandemia nas crianças

PORTAL IMPRENSA

Redação Portal IMPRENSA 21/01/2021 08:33


Jornalistas do Brasil, Venezuela e Colômbia podem concorrer a uma bolsa de US$ 1,5 mil para a realização de reportagens sobre os efeitos da pandemia do novo coronavírus no crescimento, desenvolvimento e bem-estar das crianças.


O prazo final para inscrição é 9 de fevereiro. Projetos sobre crianças com menos de cinco anos e/ou seus responsáveis terão prioridade.


A iniciativa é do Dart Center for Journalism and Trauma, um projeto da Escola de Jornalismo da Universidade Colúmbia. 


Fellowship virtual


Os autores dos projetos selecionados participarão de uma fellowship virtual entre os dias 15 de março e 31 de agosto. 


Além da bolsa, os fellows terão o acompanhamento de uma experiente tutora e deverão participar de webinars mensais com especialistas nos campos de ciência, educação, saúde pública e jornalismo.


 


Crédito:Andre Borges/NurPhoto via Getty Images



 


Critérios para seleção 


Candidatos podem propor reportagem única, série de reportagens, longas narrativas ou matérias de investigação nos formatos impresso, online ou audiovisual. São elegíveis freelancers e jornalistas fixos/contratados. O programa será conduzido em português e inglês, por isso, candidatos devem ser fluentes em ao menos uma dessas línguas.


As inscrições serão avaliadas a partir da relevância do tema; solidez da abordagem; potencial de impacto; experiência prévia na cobertura de temas da primeira infância em âmbito local, nacional ou internacional; e a probabilidade de contribuição do candidato para o grupo de fellows. 


Candidatos devem apresentar um projeto sobre crianças e/ou cuidadores que possa estar finalizado e programado para publicação em 15 de agosto de 2021. 


Eles precisam participar de webinários, mensais, ao longo do período da fellowship (entre 15 de março e 31 de agosto de 2021) e conversas mensais com o mentor selecionado para sua reportagem. Devem ter fluência em português e/ou inglês.


 


Inscrição


Clique aqui para fazer sua inscrição.


Sobre o projeto 


Esta fellowship integra a “The Early Childhood Reporting Initiative: Covering Trauma, Resilience and the Developing Brain", programa permanente de treinamento do Dart Center para melhorar a cobertura do desenvolvimento na primeira infância ao redor do mundo. 


Este projeto é apoiado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (Brasil),  Bernard van Leer Foundation (Holanda), Jacobs Foundation (Suíça) e The Two Lilies Fund (Estados Unidos).


 


 

Voltar