Panorama: Band FM, Educadora FM e Antena 1 seguem isoladas no top 3 de Campinas. Nativa FM avança

TUDO RÁDIO

Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021 @ 10:56


Campinas - CBN também amplia sua média de audiência, sendo o terceiro avanço consecutivo da emissora


Atualizado às 11h59 - Campinas acompanhou no último dia 11 mais uma atualização dos dados da audiência FM local, pesquisa esta que é realizada regularmente pela Kantar Ibope Media. No geral, o rádio campineiro viu uma estabilidade em sua média de audiência na comparação com a medição passada. Vale lembrar que o trimestre mais recente da pesquisa abrange um período que conta com a presença do horário eleitoral, que costuma afetar negativamente os índices de audiência. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre outubro a dezembro de 2020):


 


Estabilidade no top 3


Sem mudanças significativas no top 3 campineiro nos principais períodos da medição de audiência. Melhor para a Band FM 106.7 (popular/hits), já que a situação atual mantém a rádio na liderança geral. Trata-se do terceiro resultado consecutivo que a emissora aparece na primeira colocação em filtros de audiência como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E Band FM também lidera em períodos comerciais (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).


Na sequência, também em destaque, a Educadora FM 91.7 (jovem/pop) mantém a vice-liderança geral nos principais períodos da medição, com variação positiva em filtros comerciais. A estação também chama a atenção por se manter mais próxima da líder Band FM do que das demais FMs que aparecem na sequência do ranking. A Educadora FM lidera em alcance (30 e 90 dias).


A Antena 1 FM 107.5 completa a lista dos três maiores volumes de audiência em Campinas e a liderança no formato adulto-contemporâneo local. Também de positivo para a emissora é o fato da rádio seguir no top 3 nos principais períodos da pesquisa. Vale recordar que a Antena 1 avançou para a terceira colocação no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a partir da atualização de maio (trimestre fevereiro a abril de 2020), ou seja, o resultado atual é o oitavo consecutivo com a 107.5 FM no top 3.


Mais destaques


A Nativa FM 89.3 (popular)  apresentou uma variação consistente em seus números e pulou para o top 5 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), passando a ficar um pouco mais próxima da Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertanejo). Essa é a melhor posição obtida pela Nativa FM nos últimos doze meses de medição. Há tempos que a emissora flerta com um avanço para o top 5 em filtros gerais.


Quem também avançou na atual medição foi a CBN FM 99.1 (jornalismo/esportes). No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a emissora jornalística apresentou o seu terceiro crescimento consecutivo em audiência e se aproximou a Nova FM 103.7 (adulto-contemporâneo, rádio que vive uma mudança em seu projeto: desde dezembro retornou a operação como NovaBrasil FM 103.7).


Outra emissora que segue uma trajetória de crescimento é a Cidade FM 92.5 (popular/hits), rádio que está elevando de forma constante o seu volume de audiência em Campinas. O volume de audiência atual da 92.5 FM é o maior a ser registrado pela emissora nos últimos 12 meses. A FM está em nono geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), na sequência de uma FM não assinante da medição.


Retorno do "face to face" na pesquisa


A medição atual também cobre um trimestre cheio do retorno do "face to face". Desde o dia 20 de março do ano passado, a pesquisa não estava contando com entrevistas presenciais devido a pandemia do novo coronavírus, sendo substituídas por entrevistas feitas via telefone e internet.


A pandemia do novo coronavírus impediu que pesquisadores saíssem às ruas para fazer as entrevistas, assim como ocorreu com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.


A normalização foi iniciada no banco de setembro de 2020, com o retorno da modalidade "face to face", impactando assim de forma parcial nas últimas atualizações. 


Dial FM cheio


Mais de 15 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do tudoradio.comclique aqui para ver e ouvir a relação de emissoras captadas. São mais de 35 rádios sintonizadas de forma local ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.


Outro detalhe é que a pesquisa de audiência de Campinas não cobre a região metropolitana, esta que está entre as mais populosas do país.


Importante: entenda o ranking


A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.


Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.


Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.


Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.


Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Campinas: clique aqui.


Daniel Starck


 


 

Voltar