NAB afirma que participação em Congresso da ABERT será prioridade

ABERT

Sexta, 29 abril 2022 12:49



 


O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, convidou o novo presidente da NAB (National Association of Broadcasters), Curtis LeGeyt, para o 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que acontece em novembro, em Brasília. 


No domingo (24), Lara Resende participou da reunião promovida pela AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), que teve também a presença do presidente da entidade, Eugenio Sosa Mendoza, de representantes da radiodifusão das três Américas e do senador e ex-presidente da NAB, Gordon Smith.


O senador americano, um dos principais palestrantes da última edição do Congresso da ABERT, em 2018, estimulou a ida de LeGeyt ao evento. “Foi uma grande oportunidade para conhecer a realidade da radiodifusão brasileira”, afirmou Smith. Em resposta, LeGeyt garantiu que, em breve, a participação no Congresso da ABERT será uma prioridade.


 


A reunião no Centro de Convenções de Las Vegas (EUA) foi o primeiro encontro com as novas autoridades da NAB, anfitriã da NABShow, considerada a maior feira mundial de tecnologia, entretenimento, rádio e TV.



 


Brasileiros participam de almoço oferecido pela ABERT durante NABShow 2022


Representantes do Ministério das Comunicações (MCom), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), parlamentares e presidentes de associações estaduais de


radiodifusão prestigiaram o almoço oferecido pela ABERT, na segunda-feira (25), no restaurante Joe’s, do Caesars Palace Hotel, em Las Vegas (EUA).


Na saudação aos convidados, o presidente da ABERT Flávio Lara Resende destacou a relevância de acompanhar os debates sobre as inovações tecnológicas para o rádio e a TV que acontecem nos painéis da NABShow,


considerada a maior feira mundial de produtos e serviços para rádio, TV, entretenimento e tecnologia.



 


 


 


O almoço da ABERT contou ainda com a presença dos conselheiros da Associação, Roberto Franco, Carlos Amaral e Ricardo Zovico, do diretor do Departamento de Outorga e Pós-Outorga do MCom, William Zambelli, do


superintendente da Anatel, Vinicius Caram, do assessor da Superintendência de Fiscalização da Anatel, Rodrigo Gebrim, do assessor de gabinete do conselheiro Moisés Moreira, Martim Jales Hon, e da assessora da Anatel,


Gisleia Silva. As associações estaduais estiveram representadas pelos presidentes Rodrigo Neves (AESP) e Silvano Silva (ACAERT). 



 


 


Já o ex-presidente da AERJ, Daruiz Paranhos, representou a associação do Rio de Janeiro e a superintendente da AERP, Ticiane Pfeiffer, a associação paranaense. Também prestigiaram o encontro, o vice-presidente da


SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), Olímpio José Franco, a representante do Consulado dos EUA, Patrícia Marega, o deputado federal David Soares (União/SP), o presidente da AIR (Associação


Internacional de Radiodifusão), Eugenio Sosa Mendoza, o diretor geral Juan Andrés Lerena, além de radiodifusores brasileiros e das três Américas.


 


NABShow mantém tradição de principal feira mundial de radiodifusão


Após dois anos de adiamentos do evento presencial por causa da pandemia de COVID-19, mais de 52 mil pessoas prestigiaram a NABShow 2022, entre os dias 23 e 27 de abril, no Centro de Convenções de Las Vegas, nos Estados Unidos, mantendo a tradição de maior feira mundial de equipamentos e serviços para as áreas de tecnologia, rádio, TV e entretenimento.


Apesar de o público presente ser menor que o dos anos pré-pandemia, radiodifusores e profissionais do rádio e da TV de mais de 150 países participaram do evento que reuniu um total de 1958 expositores, com 674 novos representantes de marcas e produtos. 


O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, presidentes de associações estaduais, representantes do Ministério das Comunicações (MCom), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e profissionais brasileiros da radiodifusão participaram da NABShow 2022.


Na abertura do evento, o presidente da NAB (Associação Nacional de Radiodifusores, na tradução em inglês) Curtis LeGeyt lembrou os reflexos da pandemia no setor e comemorou a volta do encontro presencial.


"Welcome to NABShow! (Bem-vindos à NABShow!) Três palavras que levei três anos para dizer", afirmou, emocionado. 


“A radiodifusão é muito mais que tecnologia. Não existe nenhum outro meio que conecta e informa do jeito que fazemos. Nossa próxima geração de tecnologia não inclui apenas uma nova revolução de radiodifusão, mas também outros métodos de envio de conteúdo: 5G, streaming ou vídeo. Também estou empolgado com a evolução do rádio. O rádio no carro é uma experiência única ao dirigir e proporciona uma boa relação entre o ouvinte e o radiodifusor”, disse LeGeyt.


A abertura teve ainda uma homenagem à Ucrânia, fortemente bombardeada pela Rússia, e ao ex-presidente da NAB, Gordon Smith, que deixou a direção da associação americana após 14 anos.


 


Em mensagens gravadas, os ex-presidentes dos EUA, Barack Obama e Bill Clinton, e o atual, Joe Biden, ressaltaram a relevância do rádio e da TV na vida do povo americano e defenderam a permanente liberdade de imprensa e de expressão.


Voltar