Mobilização lembra Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

ABAP

FONTE: ABERT


 


3 de maio de 2022


 


Para marcar a passagem do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado em 3 de maio, o Instituto Palavra Aberta e a Unesco, com o apoio de diversas organizações da sociedade civil, entre elas a ABERT, lançaram a campanha “Jornalismo sob cerco digital: a era digital e o impacto na liberdade de expressão, na segurança dos jornalistas, no acesso à informação e na privacidade.


A campanha disponibiliza peças publicitárias que poderão ser divulgadas gratuitamente pelos veículos de comunicação e redes sociais, com foco na importância de uma imprensa livre e independente. A estratégia de divulgação do material – que tem entre os temas a segurança dos profissionais da mídia, desinformação e a sustentabilidade dos meios de comunicação – ficará a cargo de cada veículo.


A UNESCO sugere ações específicas, como a realização de debates, coberturas, editoriais, entrevistas, podcasts, webinários e eventos que reflitam a importância da data e o papel da imprensa para a democracia.


Um tuitaço, marcado para a próxima terça-feira (3), entre 10h e 12h, também está entre as ações. Os participantes poderão utilizar as seguintes hashtags:#diamundialdaliberdadedeimprensa,#imprensalivre, #jornalismosemmedo, e #jornalismoindependente.


Para a diretora da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto, a data também lembra o respeito à liberdade de expressão.“Tanto os meios de comunicação, como os cidadãos, devem se expressar livremente, sem sofrerem ameaças, ataques ou qualquer tipo de violência ao apurar os fatos e relatar histórias”, afirma.


Além da mobilização brasileira, de 2 a 5 de maio ocorrerá a Conferência Anual do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, em Punta del Este (Uruguai), com uma programação paralela também em Montevidéu.


Para saber mais, acesse https://cutt.ly/GGWSq2c


 


Confira no portal da Abert

Voltar