Rádio bate recorde de audiência e cresce em faturamento na Austrália

TUDO RÁDIO

Quarta-Feira, 04 de maio de 2022 @ 07:31


São Paulo - Dados relativos à receita publicitária mostra que o rádio australiano segue avançando de forma significativa nos principais mercados locais


As notícias sobre o atual momento do rádio também continuam positivas lá do outro lado do planeta. O rádio da Austrália, que já vinha de um crescimento consistente no faturamento publicitário, renovou essa marca e registrou um recorde histórico de audiência. Segundo medições recentes, o rádio comercial australiano alcançou 11,6 milhões de ouvintes sintonizados a cada semana, considerando as principais áreas metropolitanas do país. Isso significa um avanço de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Acompanhe os detalhes:


A pesquisa da audiência de rádio é feita pela GfK e considera os principais mercados australianos, como Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth e Adelaide. Nessas áreas metropolitanas, o rádio registrou a marca histórica de 11,6 milhões de ouvintes por semana, número relacionado ao período de fevereiro a abril deste ano. Isso resulta em 2,5% a mais na comparação com o mesmo período de 2021.


Já em faturamento, o rádio australiano segue avançando: de acordo com dados compilados pela Milton Data e divulgados pela CRA (Commercial Radio Australia), a receita de publicidade para estações de rádio comerciais metropolitanas aumentou 3,2% no trimestre de março de 2022, totalizando US$ 158,347 milhões.


Sidney, principal mercado australiano em população, avançou acima da média, com crescimento de 5,1% ano a ano, resultando em US $47,271 milhões no trimestre de março. Já Melbourne, que contou com um crescimento menor (1,7%), mas registra o maior valor absoluto em receitas entre as principais regiões metropolitanas (US$ 53,026 milhões). 


Esse movimento positivo do rádio australiano já era acompanhado pelo mercado internacional. Em março passado o tudoradio.com chegou a repercutir o crescimento em receita das estações da Austrália no início de 2022, movimento que foi mantido, segundo os levantamentos mais recentes. 


“É ótimo ver a forte recuperação do rádio com o rádio comercial liderando o caminho, alcançando níveis recordes de audição de rádio e crescimento constante da receita”, declara o CEO da Commercial Radio Australia (CRA), Ford Ennals, em reportagem veiculada pelo portal australiano Radio Today.


Qual a razão de olhar para lá fora


 


tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.



 


Gold Coast, Queensland, Austrália / crédito: depositphotos.com


Com informações do portal RadioToday. Colaboração de David Duck


 


Daniel Starck

Voltar