Pacote de sanções da União Europeia prevê banimento de rádios estatais russas na Europa

TUDO RÁDIO

Quinta-Feira, 05 de maio de 2022 @ 17:04


Brasília – Medida foi anuncia pela presidente da UE, Ursula von der Leyen


A União Europeia anunciou nesta quarta-feira (4) que pretender lançar mais um pacote de sanções contra a Rússia, como forma de aumentar a pressão sobre Moscou devido à guerra na Ucrânia. Entre as medidas, está o banimento de três grandes emissoras estatais russas que atuam na Europa.


De acordo com o pronunciamento da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, entre as sanções está um embargo gradual às importações de petróleo da Rússia. Pela proposta, os países da União Europeia (UE) reduziriam a participação russa no fornecimento da commodity ao longo do ano de modo a alcançar o banimento total no final de 2022.


Num discurso ao Parlamento Europeu, no qual anunciou um sexto pacote de sanções contra Moscou, Von der Leyen afirmou que o embargo é voltado a "maximizar a pressão sob a Rússia". Porém, ressaltou que não será fácil aplicar a medida, pois alguns países do bloco ainda dependem fortemente do petróleo russo.


O bloco ressaltou que pretende ainda banir as três grandes emissoras estatais russas, que não terão mais possibilidade de difundir conteúdo na União Europeia. "Não devemos lhes dar mais um palco para espalharem estas mentiras", acrescentou a presidente da Comissão.


As propostas devem ser agora analisadas pelos embaixadores dos 27 países do bloco, e caso não haja grandes objeções, esse pacote de sanções pode ser finalizado e adotado nos próximos dias.


Carlos Massaro


 


 

Voltar