Eleições 2022: ICFJ e YouTube lançam programa para combater a desinformação eleitoral

PORTAL IMPRENSA

Redação Portal IMPRENSA | 06/05/2022 09:41


O Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, em inglês), em parceria com o YouTube Brasil, está lançando o programa "Jogo Limpo", uma iniciativa dedicada a combater a desinformação eleitoral no ano em que o país vai escolher seu novo presidente. 


 


Organizações de fact checking, publicitários e meios de comunicação engajados no tema que atuem há pelo menos seis meses podem se inscrever no programa. Eles devem se encaixar em uma das três categorias: produção de conteúdo; desenvolvimento tecnológico e alfabetização midiática. 


 


Crédito:Agência Brasil



 


Brasil terá eleições para em outubro de 2022


Os projetos devem estar relacionados ao combate à desinformação, demonstrar forte senso de criatividade, inovação e sobretudo, ter forte cunho jornalístico. 


 


Os selecionados vão receber uma bolsa de até 25 mil dólares, três meses de mentoria e a oportunidade de divulgação do trabalho no ICFJ e no Youtube Brasil. Pessoas jurídicas e físicas - que não estejam ocupando cargos públicos e maiores de 18 anos - podem se inscrever até 15 de maio. 


 


O anúncio dos escolhidos será feito em 21 de junho de 2022. O projeto comecará a ser desenvolvido de 23 de junho a 23 de setembro. Em agosto, ele deve estar pronto para o lançamento, visando o início da campanha eleitoral. 


 


O juri independente que vai avaliar os projetos vai observar o grau de inovação e criatividade; potencial de impacto; quão escalável e adaptável é o projeto; se pode ser totalmente concluído e implementado no prazo e no orçamento proposto; e por último, se tem KPIs claros e meios para serem medidos. 


 


 


Para se inscrever, clique aqui. O FAQ com as dúvidas frequentes está disponível no site do ICFJ, clique para acessar. 

Voltar