Congresso Brasileiro sobre Democracia e Direito terá lançamento do Manifesto em Defesa da Liberdade de Imprensa

TUDO RÁDIO

Sábado, 07 de maio de 2022 @ 12:02


São Paulo - Entre os participantes confirmados para o segundo dia do evento estão o ministro Carlos Ayres Britto


A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) promove na segunda-feira (9), o I Congresso Brasileiro sobre Democracia e Direito. O evento é promovido pelo Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)e será realizado no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TUCA - PUC-SP). 


 


O evento tem como objetivo discutir temas como direitos humanos e constitucionais, democracia, liberdade de imprensa e de expressão, memórias da ditadura e igualdade, entre outros. Haverá transmissão ao vivo pela TV PUC.


Serão duas mesas de diálogos. A primeira, às 9h, abordará o tema “Igualdade, Direito e Democracia” e contará com a participação de Silvia Pimentel (Professora Doutora da Faculdade de Direito da PUC-SP); Ruth Manus (Professora Doutora de Direito do Trabalho e Direito Internacional) e Lucineia Rosa dos Santos (Professora de Direitos Humanos e ECA da PUC-SP).


A segunda mesa do dia trará o tema “Direito e Liberdade de Expressão”, das 10h às 11h, com Vidal Serrano Nunes Júnior (Diretor e Professor na Faculdade de Direito da PUC-SP), Mario Ernesto Humberg (PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais), Eugênio Bucci (Jornalista e Professor da USP), Marilena Lazarini (Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Patricia Blanco (Instituto Palavra Aberta) e Tais Gasparian (Instituto Tornavoz).


O Ministro Carlos Ayres Britto realizará a conferência de encerramento na qual será lançado o “Manifesto em Defesa da da Liberdade de Imprensa”, das 11h30 às 12h. No dia 2 de maio, primeiro dia do evento, a programação contou com a participação de Maria Amalia Pie Abib Andery (reitora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Vidal Serrano Nunes Júnior (Diretor e Professor da Faculdade de Direito da PUC-SP); e Dilson Ferreira (PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais).


Na sequência, a primeira mesa do Congresso abordou o tema “Memórias da Ditadura. Importância do Direito para a Democracia. Por que estamos aqui?”, com a participação de José Eduardo Cardozo (Professor da PUC-SP), presidente da mesa e os convidados Mario Sarrubbo (Procurador-geral de Justiça de São Paulo), Cao Hamburger (Diretor, roteirista e produtor de cinema e TV), Percival Maricato (PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais) e Pedro Kelson (Pacto pela Democracia).


A 2ª Mesa, o tema foi sobre “Proteção Supranacional da Democracia e Direitos Humanos”, com a participação de Fernando de Oliveira Marques (PNBE e professor da PUC-SP), como presidente da mesa, e as convidadas Flávia Piovesan (Professora Doutora na Faculdade de Direito da PUC-SP) e Mariela Morales (Doutora e Defensora dos Direitos Humanos).


Link transmissão ao vivo: https://youtu.be/WlsFkpTAXv8


Carlos Massaro


 


 

Voltar