Pesquisa da Nielsen afirma que 70% usam o celular enquanto assiste à Smart TV

TELA VIVA


26/05/2022, 19:37


POR REDAÇÃO


A Nielsen, empresa de medição, dados e análises de audiência, e a MetaX Software, empresa global de tecnologia especializada no segmento de publicidade para TV conectada marcam presença no ProXXIma 2022, evento de marketing e comunicação digital. No dia 1º de junho, quarta-feira, às 15h40, no palco Content, as duas companhias conduzirão o painel "TV Conectada: A Nova Geração de Mídia – O que ela pode fazer pela sua marca", apresentando em primeira mão dados de um estudo recente sobre o cenário atual de CTV no mercado brasileiro, englobando perfil, hábitos e interesses do consumidor.


Mediado pelo apresentador, humorista e youtuber Rafael Cortez, o painel contará com a participação de Sabrina Balhes, Líder de Measurement da Nielsen Brasil, e de Dilton Caldas, CTV Business Director da MetaX Brasil. Os participantes discutirão sobre a evolução dos streaming de conteúdos, os formatos nativos e segmentação para CTV, seu papel para planejadores de mídia e como as marcas podem melhor alcançar essa audiência.


"Tendo em mente a importância desse novo ponto de contato para marcas e para a população, a Nielsen e a MetaX pesquisaram os interesses e comportamentos dos consumidores em ambiente de TV Conectada. Na pesquisa, buscou-se trazer luz sobre fatores importantes para o mercado, como o número médio de Smart TVs nas residências brasileiras, o número de pessoas assistindo à Smart TVs ao mesmo tempo, bem como essas pessoas interagem com outros dispositivos enquanto assistem, os principais valores dos consumidores, as categorias que pretendem consumir e, até mesmo, as principais marcas de CTV utilizadas", afirma Sabrina Balhes, Líder de Measurement da Nielsen Brasil.


Principais insights 


A TV, que tradicionalmente dependia de modelos de transmissão aberta ou por assinatura, agora conta com a versão Conectada, as Smart TVs, que popularizaram os mais variados formatos de distribuição do seu conteúdo e se tornam um importante novo ponto de contato entre marcas e consumidores. Nesse contexto, a publicidade em TV Conectada (CTV) trouxe a inovação de se tornar cada vez mais mensurável e com mais possibilidades para interagir com a audiência certa, considerando o momento e o conteúdo mais adequado. 


Para melhor entender o comportamento do consumidor de CTV, a Nielsen e a MetaX se uniram para a realização de um estudo especial, realizado entre os dias 25 e 29 de abril, com uso de questionário online para 1130 pessoas de todas as regiões do país, produzindo um intervalo de confiança de 95% no ambiente MetaX. Dentre os entrevistados, contemplou os setores de Moda, Delivery e Tecnologia, entre outros, compreendendo como avançar o mercado, além de oportunidades e desafios. 


"Com os insights gerados, é possível ser assertivo nesse ambiente e aproveitar o enorme engajamento dos consumidores, que gastam horas entretidos nesse ambiente. Estamos prontos para ajudar as agências e as marcas que querem inovar, ser mais criativas e eficientes em sua estratégia de mídia", conclui Dilton Caldas, CTV Business Director da MetaX.


TV conectada como ponto das relações interpessoais


Quando perguntados sobre o número de Smart TVs ou TVs conectadas em sua residência, 71% dos entrevistados afirmaram ter apenas uma TV Conectada. Já 63% preferem assistir TV acompanhados de pelo menos mais uma pessoa, tornando a CTV um ponto de contato que alcança a audiência em um único momento e conversa com mais de uma pessoa por meio de um só dispositivo.


CTV facilita a conectividade e as experiências com a marca


70% dos respondentes utilizam o celular enquanto assistem à Smart TV, enquanto 49% realizam alguma ação após serem impactados por anúncios de marcas, seja ela fazer buscas na internet sobre a marca, realizar pesquisa nas mídias sociais ou ler notícias. O estudo aponta para um usuário que está conectado em diferentes plataformas simultaneamente, sendo uma oportunidade para a CTV em facilitar essa integração e experiência multicanal com a marca.


Valores norteiam os hábitos de consumo


A pesquisa levantou quais os valores que os consumidores mais se identificam. Descobriu-se que que valores como "sustentabilidade e meio-ambiente" e "tecnologia" perpassam todas as principais categorias de compras e mercados analisados. É possível perceber, por exemplo, que consumidores que valorizam "tecnologia" estão mais ligados à games que consumidores que valorizam "sustentabilidade e meio-ambiente", mas que ambos consumidores estão muito conectados à categoria de produtos de beleza.


Interesse em moda e delivery lideram no ambiente CTV


 


Em relação às categorias de consumo, a pesquisa mostrou que o setor de moda e deliverysão os que mais se destacaram em ambiente CTV. 

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