GAISPI DIZ QUE VAI RECEBER CADASTRO DE FAMÍLIAS ESTA SEMANA

TELE.SÍNTESE

 RAFAEL BUCCO 9 DE JUNHO DE 2022


 


Secretário do Gaispi, Vinicius Caram, informou em audiência na Câmara que Ministério da Cidadania já prepara publicação da portaria que autoriza o uso de dados do CadÚnico para a política de distribuição de kits de banda Ku.



 


Vinicius Caram, secretário executivo do Gaispi, em audiência na Comissão 5G, da Câmara dos Deputados (09/06/2022)


 


Vinícius Caram, Secretário Executivo do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), disse hoje, 9, que o Ministério da Cidadania deve repassar nesta semana dados do CadÚnico necessários para a distribuição de kits de sintonia de TVRO em banda Ku à Anatel.


Segundo ele, de fato houve atraso no repasse destes dados fundamentais para a execução da política pública prevista para a chegada do 5G SA ao Brasil. Mas Gaispi e MCOM estão em “contato próximo” com o Ministério da Cidadania – que gerencia o CadÚnico. Assim, conseguiram acelerar a liberação de dados necessários para começar as campanhas de distribuição de kits, compostos por decodificador digital e disco parabólico de 60 cm.


“Me deram um retorno aqui, durante a audiência, de ter uma publicação no Diário Oficial o mais rápido possível pelo Ministério da Cidadania para que a gente já possa usar a base e ainda, nesta semana, começar a análise”, afirmou.


Ele explicou que os dados precisam ser tratados pela EAF para então serem usados na identificação de beneficiários que terão direito a receber o kit.


A base, falou, precisa “ser trabalhada por nós para garantir as informações que precisem de necessidade de sigilo, como nome, localização. E para podermos iniciar fazer uma campanha e divulgar para as pessoas entrarem em contato com a EAF, no site Siga Antenado. Já tem um programa, um site disponibilizado, uma proposta de análise e de divulgação distribuição de kits, para que todos tenham conhecimento e possamos garantir o cumprimento do prazo de liberação da faixa de 3,5 GHz até 29 de agosto”, afirmou na audiência, realizada pela Comissão do 5G na Câmara.


ATRASO EM MANAUS E BELÉM


Caram também avisou que provavelmente a 5G SA vai chegar mais tarde nas capitais Manaus (AM) e Belém (PA), por conta da dificuldade em limpar a faixa de 3,5 GHz nestas cidades.


“Vamos garantir a limpeza da faixa até 29 de agosto para todas as capitais, mas talvez tenhamos um problema em Manaus e Belém. É um problema específico, porque eu não posso interromper ou prejudicar a transmissão satelital que é master e diferenciada nessas duas capitais. Temos que avaliar, mas estamos trabalhando para cumprir todas as capitais até 29 de agosto”.


 


 (Colaborou Carolina Cruz)

Voltar