Ministério das Comunicações participa da programação do Painel Telebrasil 2022

Mcom - Notícias

TELECOMUNICAÇÕES



Evento traz debates dentro do contexto dos preparativos para chegada da tecnologia 5G ao Brasil


Publicado em 28/06/2022 13h12


 


O Ministério das Comunicações participou nesta terça-feira (28) da abertura do Painel Telebrasil 2022. O evento é um dos principais encontros do setor de telecomunicações do país e debate tendências e perspectivas do mercado de Telecom e no cotidiano da população.


Remotamente, o ministro Fábio Faria destacou a importância do setor para o desenvolvimento do país durante sua apresentação no Painel Telebrasil Summit. “Telecomunicações são um serviço de atividade essencial. Na pandemia tivemos um incremento de 50% do tráfego, sendo utilizado por crianças estudando ou familiares em casa. E o setor conseguiu suportar. Esse período mostrou ao Brasil inteiro e ao mundo, a importância da Telecom para o desenvolvimento do país”, disse.


Faria fez, ainda, um balanço das ações realizadas em seus dois anos à frente do MCom, citando programas e projetos como o Wi-Fi Brasil, que através de mais de 17 mil pontos instalados em escolas, postos de saúde e praças, leva conexão para 11 milhões de pessoas.


Outro destaque foi a realização do leilão do 5G. “Realizamos uma força-tarefa para que o leilão do 5G, uma coisa que parecia impossível de ser realizada e que traz investimentos em infraestrutura por ser não arrecadatório, acontecesse”, lembrou. “Esse projeto permitiu que o que o Brasil entrasse na economia digital e virasse um grande hub de inovação”, relatou.


Programas, como o Norte Conectado, Digitaliza Brasil, Computadores para Inclusão, Nordeste Conectado e a implementação de infovias também foram mencionados pelo ministro. Outro ponto que recebeu atenção foi o Fundo de Universalização dos Serviços em Telecomunicações (FUST) - que há 23 anos não era utilizado para o setor e vai começar a ser.


 


Ainda nesta terça-feira, a partir das 16h30, o diretor do Departamento de Investimentos e Inovação do Ministério das Comunicações, Pedro Lucas Araújo, irá participar do Painel Sustentabilidade, Responsabilidade, Governança e Inovação e onde debaterá sobre a potencialização de movimentos e parcerias que foquem em energia sustentável, agenda ESG, inclusão, educação e inovação.

Voltar