Ministério das Comunicações encerra Consulta Pública sobre interesse em novas outorgas de radiodifusão comercial

Tudo Rádio - Notícias

Sábado, 02 de Julho de 2022 @ 12:14


 


Brasília – Medida visa avaliar demanda para o serviço de FM e televisão em diversas localidades do país


O Ministério das Comunicações (MCom) encerrou o prazo para sugestões da Consulta Pública nº 5 de 2022, que tratou sobre o lançamento de editais de licitação para novas outorgas de serviços de radiodifusão comercial de Frequência Modulada (FM) e de sons e imagens (TV). A medida teve como objetivo a confirmação de interesse manifestado anteriormente por empresas de radiodifusão na plataforma Sistema de Controle de Informação de Radiodifusão (SisRD) que. 


 


O rádio mapeado em tempo real: Confira o plantão de atualizações do Mapa da Atualização do tudoradio.com. São as últimas do dial


 


As emissoras tiveram o prazo de 60 dias para reforçar a disposição em prestar o serviço. Segundo levantamento do MCom, foram registradas, durante a Consulta Pública, 959 manifestações, sendo 776 para outorgas de radiodifusão comercial de Frequência Modulada (FM) e outras 183 para serviços de radiodifusão comercial de televisão.


A próxima etapa é a consolidação das declarações integrantes da consulta pública e seu cruzamento com outras informações relevantes no processo de lançamento de editais. Entre eles estão a atual oferta de serviços de radiodifusão nas cidades solicitadas pela consulta e a disponibilidade de canais livres, o que permitirá a elaboração de um Plano Nacional de Outorgas (PNO) para a radiodifusão comercial.


A necessidade da consulta pública se dá em função de existirem manifestações já registradas anteriormente na plataforma SisRD que ainda não foram atendidas por edital de licitação. Desta forma, deve-se verificar se ainda perdura o interesse manifestado anteriormente pelos radiodifusores.


Segundo o secretário, o planejamento para novos editais de radiodifusão comercial é parte de um esforço do MCom para otimizar a dinâmica do setor de radiodifusão comercial. A ação foi iniciada com disponibilização da consulta pública em conjunto com a recente publicação da Portaria 5.256/2022, que regulamenta o parcelamento das outorgas.


Com informações do MCom e colaboração de Luiz Fernando


Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.



 


Carlos Massaro


Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.


 


 

Voltar