Repórter George Marques deixa o site The Intercept

Comunique-se-Comunicação


O jornalista George Marques, que não integra mais a redação do Intercept Brasil (Imagem: Lula Marques)


Anderson Scardoelli@scardoelli


Jornalista estava no site criado por Glenn Greenwald desde novembro de 2016. Para o veículo, George Marques cobriu importantes acontecimentos da política recente do Brasil


O jornalista George Marque não integra mais a equipe da versão brasileira do site The Intercept. O vínculo do profissional com o projeto online idealizado pelo norte-americano Glenn Greenwald chegou ao fim na manhã desta quinta-feira, 12. Ele era repórter do portal noticioso há mais de um ano.


George Marques estava no Intercept desde novembro de 2016, três meses após o a versão brasileira do site ser lançada. Baseado em Brasília, o jornalista era o responsável por acompanhar de perto o trabalho dos senadores e deputados federais. Para o veículo, o comunicador era o setorista do Congresso Nacional.


Na função exercida para o site The Intercept Brasil, George Marques acompanhou de perto fatos que marcaram a história recente da política brasileira. Entre outros eventos, cobriu as votações que culminaram no impeachment de Dilma Rousseff da presidência da República e na cassação do mandato de deputado de Eduardo Cunha. Reportou, ainda, a dupla rejeição de denúnicas contra o já presidente Michel Temer.


Perfil de George Marques


Além de jornalista, George Marques tem formação em relações públicas. Fora o trabalho em reportagem, expertise pela qual foi indicado ao Prêmio Comunique-se 2017, é especializado em comunicação pública e comunicação política. Também pode ser considerado um influenciador digital. Em outubro de 2016, pesquisa Stilingue/Misasi apontou que ele era, no Brasil, o 2º maior influenciador de política no Twitter.


O jornalista usou o perfil que mantém no Facebook para avisar que pretende seguir no meio das apurações do cenário político. “Aos que conhecem meu trabalho, reafirmo que continuarei com as análises políticas e coerência de sempre. Sigamos a novos desafios e oportunidades”, escreveu o jornalista, reforçando que está disponível no mercado.


Mudanças no Intercept


A saída de George Marques ocorre no semestre em que a redação do site The Intercept Brasil passou a contar com novo editor-executivo. Vindo da revista Piauí, Leandro Demori assumiu a função em janeiro e tem promovido algumas mudanças. Na parte de equipe, por exemplo, informações apuradas pela reportagem do Portal Comunique-se dão conta que, além de George Marques, outra pessoa foi dispensada recentemente. A repórter Helena Borges, por sua vez, optou por trocar o Intercept pela Infoglobo. A mudança aconteceu no início de fevereiro, um mês após da chegada de Leandro Demori à redação.


Anderson Scardoelli


 


Jornalista, 28 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em "Jornalismo Digital" pela ESPM. Há oito anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário', 'Leitor-Articulista' e 'C-SE Acadêmico'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor-pleno responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

Voltar