Exclusivo: Super Rádio Tupi dispara na audiência FM do Rio de Janeiro

Tudo Rádio-Notícias do Rádio

Quarta-Feira, 09 de Agosto de 2017 @ 07:46


Rio de Janeiro - FM O Dia diminui a distância para a atual líder Rádio Melodia. Fanática FM e Rádio Mania crescem


O mercado do Rio de Janeiro acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, medida pelo Kantar Ibope Media. No geral o FM carioca viu um pequeno recuo em sua média de ouvintes por minuto, mercado que vinha de uma alta na pesquisa atualizada em julho. O motivo pode ser a mudança de público na Rádio Globo FM 98.1, que tem oscilado de forma significativa no ranking. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais/trimestre maio a julho/2017):


Novidades no “top 3”


A Super Rádio Tupi FM 96.5 segue com uma trajetória bem positiva na corrida pela audiência FM do Rio de Janeiro e região metropolitana. Desde a retomada de suas atividades normais (após o período de greves), a emissora tem registrados avanços consideráveis em sua média de audiência, algo que também já era visto como tendência no final do ano passado. Resultado: a Super Rádio Tupi saltou para o “top 3” no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), sendo a melhor colocação já obtida pela FM no Rio de Janeiro. Detalhe: o volume médio de audiência também é recorde para a 96.5 FM, cravando uma marca superior a 172 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB).


Também é destaque a briga pela primeira colocação geral no Rio de Janeiro. A Rádio Melodia FM 97.5 segue isolada na ponta de cima da tabela, porém viu uma aproximação da FM O Dia FM 100.5 devido as oscilações no meio FM. As duas estações seguem em alta no Rio, com as duas acima dos 210 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), resultando nos maiores volumes médios de audiência no país.


Em alta


A briga pelo “top 3” acontece em “alta”, ou seja, a JB FM 99.9 não perdeu a terceira colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB) por ter oscilado negativamente, pelo contrário: a 99.9 FM segue registrando crescimento em seu volume médio de audiência, o que também posiciona a FM entre as rádios mais ouvidas do país. E, na sequência, está a 93 FM 93.3, rádio que fecha o “top 5” e segue registrando uma sequência positiva em seu volume de audiência.


Mais destaques


Com a troca de projeto, a Rádio Globo FM 98.1 também passa por uma mudança em sua audiência, fato que pode gerar variações negativas em seus índices neste primeiro momento. A rádio segue isolada em sexto geral no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), seguida pela Mix FM 102.1 que está em sétimo e na liderança do jovem/pop local (a rádio está estável no ranking FM).


O Rio de Janeiro também acompanhou as variações positivas nos índices das populares Fanática FM 104.5 (que retomou a oitava colocação geral no 05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB) e Rádio Mania FM 102.9 (registra um de seus melhores índices no Rio e fecha o “top 10”). As duas emissoras seguem com disputas acirradas em suas colocações, com a Fanática sendo acompanhada de perto pela SulAmérica Paradiso FM 95.7 e a Mania é seguida pela BandNews FM 90.3.


Transamérica FM 101.3, CBN FM 92.5 e Antena 1 FM 103.7 aparecem na sequência do ranking FM, estando relativamente próximas entre si e do “top 10” no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB).


A pesquisa também já passa a contar com a novata Alpha FM 94.9, inaugurada recentemente no Rio. 


Cerca de 25 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Rio de Janeiro e região metropolitana.


FM+Web


O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.


Daniel Starck


 


 

Voltar