Em nova sede, Rádio Globo chega a 66 anos de operação no AM de São Paulo

Tudo Rádio-Notícias do Rádio

Sábado, 05 de Maio de 2018 @ 08:14


São Paulo – Emissora está de “casa nova”, que foi apresentada aos afiliados do Sistema Globo de Rádio nesta semana


A Rádio Globo AM 1100 chegou aos 66 anos no dia 1º na capital paulista. A emissora controlada pelo Sistema Globo de Rádio conta desde junho do ano passado com transmissão em FM, pelo canal 94.1 FM. A emissora também teve seu estúdio transferido recentemente. A sede, que também abriga a CBN FM 90.5 AM 780, foi apresentada aos afiliados nesta semana.


A Rádio Globo AM 1100 entrou no ar em 1º de maio de 1952 como Rádio Nacional de São Paulo. A rádio, que pertencia às Organizações Victor Costa, foi a primeira que exibiu uma vinheta cantada, que na época estava na voz de Hebe Camargo. A emissora também levou os programas de auditório para as ruas da cidade. Em 1952, o cantor Francisco Alves apresentava seus convidados no estúdio montado em praças públicas.


Ainda nos anos 1950, a então Rádio Nacional de São Paulo acreditou no talento de um jovem comunicador que tinha sido camelô. Foi a primeira rádio de grande porte em que trabalhou Silvio Santos. Nas novelas e no humor, foi a rádio paulistana que aperfeiçoou alguns dos modelos trazidos da Nacional carioca.


Em 1965, as Organizações Globo compraram a Rádio Nacional paulista. O nome Nacional foi mantido e, em 1967, a Rádio Nacional assumiu a liderança de audiência na capital paulista, com uma programação popular e informativa.


Em 1976 a direção da emissora recebeu um pedido do Ministério das Comunicações para que o nome Nacional fosse apenas utilizado pelas emissoras dirigidas pelo Governo Federal. Em 1977, a rádio mudou para Nacional-Globo, em 1978 foi para Globo-Nacional e, finalmente, em 1979, Rádio Globo de São Paulo.


Rádio Globo no FM de São Paulo


Após uma fase de adiamentos, a Rádio Globo estreou em FM na capital paulista. A emissora iniciou sua programação no dia 23 de junho do ano passado. No começo daquele mês, a nova programação da Rádio Globo fez a sua estreia através das emissoras da marca no Rio de Janeiro (98.1 FM e 1220 AM), afiliadas da rede (atualmente todas na faixa AM, mas estão inclusas no processo de migração para a faixa FM) e na 1100 AM da capital paulista.


No início de março, as rádios do Sistema Globo de Rádio passaram a transmitir suas programações a partir da nova estrutura. O complexo fica no Edifício Tower Bridge, localizado no começo da Avenida Jornalista Roberto Marinho, vizinho à estrutura da TV Globo em São Paulo e colado à Marginal Pinheiros.


Todas as afiliadas que compõem as redes CBN e Rádio Globo se reuniram nesta quinta-feira (3) na capital paulista. O “Encontro de Afiliadas 2018” promoveu uma série de atividades especiais para os parceiros das redes do Sistema Globo de Rádio, além da apresentação das novidades de cada projeto e também a nova sede do grupo em São Paulo. Nomes das equipes da CBN e da Rádio Globo também participaram do evento.


Carlos Massaro


 


 

Voltar