Panorama: FM O Dia, JB FM e 93 FM puxam a alta da audiência FM no Rio de Janeiro

Tudo Rádio-Notícias do Rádio

Quarta-Feira, 10 de Janeiro de 2018 @ 07:46


Rio de Janeiro - Mix FM ganha posição em períodos importantes. Rádio Melodia mantém a liderança


Diferente do que aconteceu em São Paulo o ano de 2018 começa de forma positiva no Rio de Janeiro. A afirmação é baseada nos dados da audiência FM local, medida pelo Kantar Ibope Media. No último trimestre de 2017 o FM carioca manteve a tendência de alta no universo médio de ouvintes, com a maioria das FMs apresentando variações positivas. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais, trimestre outubro a dezembro de 2017):


Top 5 em alta


Quatro das cinco primeiras colocadas apresentaram variações positivas na média de ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB) em relação à pesquisa anterior. FM O Dia FM 100.5 (atual vice-líder geral), JB FM 99.9 (líder no formato adulto-contemporâneo, quarto geral) e 93 FM 93.3 (quinto geral) apresentaram as maiores variações positivas entre as rádios medidas no Rio de Janeiro. 


Destaque para a FM O Dia, esta que se aproximou da Rádio Melodia FM 97.5 (FM que ainda lidera de forma isolada no Rio). Também vale a lembrança de que a Super Rádio Tupi FM 96.5 sustenta a terceira colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB) e oscilou de forma positiva na atual medição (ficando muito próxima da marca dos 200 mil ouvintes por minuto nesse período).


Mais destaques no “top 10”


Após ficar em sétimo geral nos últimos anos, a Mix FM 102.1 ganhou uma posição no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), aparecendo em sexto nesse período. A rádio está estável na medição há algum tempo e foi beneficiada pela movimentação do mercado. É fato que as médias apresentadas pela Mix FM e pela Rádio Globo FM 98.1 no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB) são muito próximas, tanto que no período comercial (06h-19h/segunda à sexta-feira) a 98.1 FM segue em sexto.


Também chama a atenção do meio o novo avanço na média da Rádio Mania FM 102.9, emissora que passa a ficar mais isolada em oitavo lugar geral em períodos importantes da medição e crava a sua melhor marca de audiência no Rio de Janeiro (isso desde o seu retorno ao dial, em 102.9 FM).


Fechando o “top 10” no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB) estão as rádios SulAmérica Paradiso FM 95.7 e Fanática FM 104.5. Vale lembrar que a 95.7 FM ganhou uma posição na pesquisa atual nesse período e a BandNews FM 90.3 continua variando de forma positiva, figurando próxima da 104.5 FM no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB). Em períodos comerciais, como o 06h-19h (segunda à sexta-feira) a BandNews FM está em nono geral.


Mais avanços


O meio FM carioca também viu variações positivas nos índices das rádios Antena 1 FM 103.7 (essa ganhou uma colocação em relação à medição passada, superada apenas pela BandNews FM e Transamérica FM 101.3 como rádios mais próximas do “top 10” em períodos importantes da pesquisa) e Alpha FM 94.9 (a novidade do dial, esta que aos poucos oscila positivamente na pesquisa).


Importante: entenda o ranking…


A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.


Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.


Cerca de 25 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio de Janeiro


FM+Web


O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.


Daniel Starck


 


 

Voltar