Anatel vai reconhecer empresas com práticas inovadoras

MEIO&MENSAGEM

Agência também revelou dados de pesquisa de satisfação de clientes em relação às operadoras de telefonia e internet


 


Bárbara Sacchitiello
12 de março de 2019 - 
16h00



 


(Crédito: Reprodução)


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) criou uma premiação para reconhecer as práticas inovadoras das empresas de telecomunicações voltadas à qualificação do atendimento aos consumidores. A ideia é propiciar ao setor uma melhoria de um dos itens que mais gera reclamações e críticas por parte dos clientes.


Os detalhes da premiação serão publicados em breve em um edital. Poderão ser inscritos projetos de atendimento ao consumidor de qualquer companhia de telecomunicação, de pequeno ou grande porte. De acordo com a Anatel, os vencedores serão anunciados em novembro deste ano.


A criação do prêmio foi anunciada junto à divulgação dos resultados da quarta edição da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, que ouviu 100 mil consumidores de telefonia fixa, móvel (pré e pós-paga), banda larga e TV por assinatura, de todo o Brasil, para avaliar a percepção de qualidade em relação aos serviços prestados.


De acordo com dados da pesquisa (que mensura a qualidade dos serviços por categoria e Estado brasileiro), a percepção de qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telecomunicação foi melhor em 2018 do que no ano anterior. Entre os diferentes serviços medidos, a telefonia móvel pós-paga foi a que apresentou o maior índice de satisfação, com média nacional de 7,32 pontos (em uma escala de 0 a 10). A empresa que recebeu nota mais alta nessa categoria foi a Porto Seguro, pelo serviço prestado no estado do Rio de Janeiro. As demais empresas também registraram alta na satisfação pelo serviço de telefonia pós-paga, segundo a Anatel.


Em relação aos serviços de telefonia pré-paga, a média de satisfação também cresceu em 2018 na comparação com 2017, alcançando 7,19 pontos. A empresa responsável pela maior nota em satisfação (em telefonia pré-paga) foi a Nextel, no estado do Rio de Janeiro.


A satisfação em relação aos serviços de TV por assinatura também cresceu, alcançando patamar e 7,18 pontos. A empresa que conseguiu a maior nota foi a Nossa TV, pelo serviço prestado em Minas Gerais. Uma alta também foi registrada na média dos serviços de telefonia fixa, que marcaram 7,11 pontos de satisfação. Nessa categoria, a TIM recebeu a maior nota, pelo serviço oferecido no estado de Pernambuco.


 


A menor nota de satisfação entre os serviços medidos pela Anatel foi a atribuída à banda larga fixa, que registrou média de 6,43 pontos. Nessa área, a melhor operação foi a da Copel, no Estado do Paraná.

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