Cenp-Meios revela investimentos em mídia de 2018

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TV Aberta segue hegemônica. Internet cresce. Revista, Jornal e Rádio caem


por PROPMARK          publicado em 10 de abril, 2019 - 17:32 


O Conselho Executivo das Normas-Padrão acaba de divulgar o balanço de investimentos em compra de mídia do ano de 2018. O apontamento Cenp-Meios mostra que o segmento recebeu R$ 16,5 bilhões em 2018, pouco menos do que os R$ 16,6 bi de 2017.


O topo dos investimentos segue com a TV Aberta com 58.3% (R$ 9,6 bi), mesma porcentagem de 2017. Na sequência, a internet surge com 17.7% dos investimentos (R$ 2,9 bi), ante 14,6% de 2017 (R$ 2,4 bi).


OOH com 8.4% (R$ 1,3 bi) e TV por assinatura com 7.4% (R$ 1,2 bi) não tiveram grandes diferenças em comparação ao ano anterior. Já os meios Revista (então com 2,1% dos investimentos), Jornal (3,1% em 2017) e Rádio (5,1% no ano anterior), aparecem com 1,6%, 2,4% e 4%, respectivamente.


Vale lembrar que o CENP-Meios é uma iniciativa do CENP a partir de informações fornecidas pelas agências de publicidade de maior receita, apresentando dados de investimento total por meio, participação de cada meio, por região e por período. O indicador cobre mais de 60% dos investimentos em mídia, estimados em relação ao Monitor Evolution da Kantar Ibope Media, por isso, os números não representam o total do bolo publicitário brasileiro.


Confira os investimentos:







































































ANO 2018 



MEIO



Valor Faturado **



Share (%)



0



CINEMA



R$



48.906



0.3%



INTERNET



R$



2.921.328



17.7%



JORNAL



R$



395.640



2.4%



OOH/MÍDIA EXTERIOR



R$



1.391.865



8.4%



RÁDIO



R$



659.877



4%



REVISTA



R$



256.575



1.6%



TELEVISÃO ABERTA



R$



9.642.777



58.3%



TELEVISÃO POR ASSINATURA



R$



1.224.230



7.4%



Total



R$



16.541.198



 



 Veja os investimentos por região:




























































ANO 2018



 



REGIÕES



Valor Faturado **



Share (%)



0



CENTRO-OESTE



R$



311.550



1.9%



NORDESTE



R$



694.463



4.2%



NORTE



R$



135.766



0.8%



SUDESTE



R$



4.185.329



25.3%



SUL



R$



767.384



4.6%



MERCADO NACIONAL



R$



10.446.706



63.2%



Total



R$



16.541.198



 



** Valor Faturado é a remuneração do Veículo de Comunicação, resultado da diferença entre o “Valor Negociado” e o “Desconto-Padrão”.


Valor Negociado é o valor fixado na lista pública de preços dos Veículos de Comunicação, já deduzidos os descontos comerciais.


Desconto-Padrão de Agência ou simplesmente Desconto-Padrão é a remuneração da Agência de Publicidade pela concepção, execução e distribuição de propaganda, por ordem e conta de clientes anunciantes, na forma de percentual estabelecido pelas Normas-Padrão, calculado sobre o “Valor Negociado”, cuja recomendação normativa é que o seu valor não seja inferior à 20%.

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