NAB Show 2019 | Análise: Podcast já é uma realidade consistente no consumo de mídia nos Estados Unidos

Tudo Rádio - Notícias

Quinta-Feira, 11 de Abril de 2019 @ 07:47


Las Vegas (EUA) - Tendência de avanço dos podcasts é global, plataforma que já está consolidada no mercado norte-americano


Podcast é um formato de mídia que não é novidade, modalidade praticada por muitos em diferentes países, sejam de forma mais profissional, como também alguns amadores. Porém, na onda do on-demand, a plataforma passou a ter uma importância expressiva nos últimos três anos e foi um dos pontos centrais de discussão da indústria do áudio durante o NAB Show 2019, feira e congresso cuja programação será encerrada hoje (11) em Las Vegas. 


APP TUDORADIO.COM - Ouça rádios (e favorite!), leia notícias, colunas e muito mais! Baixe aqui o Aplicativo tudoradio.com. Disponível para iOS e Android 


Vários estandes de diferentes marcas tiveram os podcasts como plataforma central, oferecendo uma série de soluções para quem gera conteúdo dessa maneira. São diversos equipamentos, soluções de distribuição e monetização, entre outros serviços. A própria NAB contou com um serviço de Podcast para manter o público informado sobre o evento, isso antes mesmo do início do NAB Show 2019.


E o mercado de rádio dos Estados Unidos entendeu o formato como algo relevante para as suas atividades. Os podcasts são anunciados em quase todos os breaks, disponibilizados nos canais digitais das emissoras (aplicativos e sites), além de agregadores. Os podcasts já são citados quase na mesma quantidade da "febre smart-speakers".


O conteúdo gerado pelas emissoras não é uma simples repetição de programas que foram ao ar ao vivo em FM, AM ou streaming. As rádios, assim como seus profissionais, estão produzindo e disponibilizando conteúdos exclusivos para a modalidade de podcast, ampliando a oferta em seus aplicativos e criando uma nova forma de engajamento com o público.


Experiências como essas já são realizadas no Brasil, porém ainda de forma tímida pelo volume de conteúdo produzido diariamente pelas emissoras do país. Porém, com o aumento do consumo no formato on-demand, o podcast pode ser mais uma saída de receita e relevância para as emissoras, sendo algo muito familiar do dia a dia das FMs e AMs, pois é áudio (uma expertise do meio).


Clique aqui e acompanhe todas as notícias que foram e serão publicadas pelo tudoradio.com sobre o NAB Show 2019 

Voltar