Desafios da transformação digital no ensino e pesquisa norteará debates no Fórum RNP 2019

MCTIC - Notícias

Evento, que é promovido anualmente, chega à sua oitava edição focado no intercâmbio de conteúdo e de experiências


por ASCOM - publicado 26/08/2019 08h16. Última modificação 26/08/2019 08h18.


 



Aviso de Pauta


 


A transformação digital aplicada à realidade do ensino e da pesquisa no Brasil vem trazendo mudanças e em um ritmo bastante acelerado. Ela não somente pode ser observada como o melhor uso da tecnologia, mas também como um processo, que tem influenciado hábitos, rotinas e induzido pessoas a repensar ações para construir uma sociedade cada vez melhor. Um exemplo é a utilização de serviços em nuvem, inteligências móveis e artificiais, que tornaram os processos tecnológicos organicamente mais acessíveis a empresas, instituições e a sociedade de um modo geral.


Ciente de todo esse potencial e de que os atuais profissionais já utilizam tecnologias como as plataformas digitais em suas rotinas, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) promoverá, entre os dias 26 e 28 de agosto, a mais nova edição do Fórum RNP. O evento será realizado no hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, na Capital Federal, e traz como fio condutor de palestras e debates os “Desafios da Transformação Digital no Ensino e Pesquisa”.


Em sua oitava edição, o Fórum tradicionalmente atrai profissionais de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), da Administração Pública, reitores e pró-reitores de Universidades e Institutos Federais, assim como pesquisadores e estudantes da área -  e abordará questões como segurança da informação, governança de TI, além de debates com foco nas redes acadêmicas e nas mudanças da internet no Brasil.


O primeiro dia de atividades será dedicado a encontros que reunirão integrantes de comunidades que estão inseridas no Sistema RNP, como o SIG Nuvem, RNPSeg e Evolução e Desafios da Saúde Digital no Brasil e o Fórum de Governança de TIC dos Institutos Federais de Educação Tecnológica (FORTI). Na oportunidade, também será realizado um Encontro Nacional dirigido aos coordenadores técnicos e administrativos dos Pontos de Presença da RNP (PoPs) nos estados e aos presidentes dos Comitês Gestores das 40 redes metropolitanas que pertencem ao Programa Redes Comunitárias para Ensino e Pesquisa (Redecomep), para o intercâmbio de conteúdos e experiências.    


Já os dois últimos dias serão totalmente dedicados à promoção de palestras, paineis e à exposição de fornecedores do Fórum. O BarCamp Iniciativa PPGs, voltado aos Programas de Pós-Graduação no Brasil, a reunião do Fórum de Gestores de TIC do MCTIC (FGTIC) e o Microlearning Cloud Workload também são destaques da programação.


Os interessados podem realizar as inscrições por meio da página do Fórum na internet, na aba inscrições. O evento terá transmissão ao vivo pela internet, com ampla participação remota. Para mais informações, acesse https://forum.rnp.br/.


 


SERVIÇO – FÓRUM RNP 2019


Data: de 26 a 28 de agosto de 2019


Local: Royal Tulip Brasília Alvorada


Inscrições e informaçõeshttps://forum.rnp.br/


 


 


Sobre a RNP: qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cidadania, Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PI-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja, opera e mantém a rede Ipê, infraestrutura óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.174 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de 4 milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração dos sistemas de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa.

Voltar