Será que os jornalistas já entenderam o impacto que a inteligência artificial terá na profissão e na sociedade?

Faltam 6 dias para o mídia.JOR


Redação Portal IMPRENSA | 19/09/2019 10:26


A Inteligência Artificial trará novos desafios do uso da tecnologia no jornalismo e já desencadeia uma série de discussões sobre os princípios éticos necessários para balizar seu desenvolvimento. “São questões enormes que têm que ser respondidas pela sociedade civil através de um debate transparente, aberto e bem informado. E isso só vai ocorrer se não tivermos redações analfabetas no tocante à inteligência artificial” alerta Lúcio Mesquita, curador do evento, em sua pensata.


 


mídia.JOR – Inteligência Artificial no Jornalismo foi pensado para fomentar jornalistas, profissionais de comunicação  e tecnologia sobre o que já está sendo produzido no Brasil e no mundo, e o que rapidamente virá.


 


Os participantes do evento terão acesso à vídeos internacionais exclusivos, encontrarão profissionais de diversas empresas de comunicação e tecnologia, farão calls com jornalistas que participarão à distância de suas redações pelo mundo, além de receber uma edição de IMPRENSA dedicada ao algoritmo no jornalismo.


 


Crédito:Montagem com fotos de divulgação



Conheça a programação* detalhada do mídia.JOR – Inteligência Artificial no Jornalismo.
*programação sujeita a alterações


 


Call: IA no Jornalismo – o que temos e o que virá


Laura Ellis, Diretora de Inovação Tecnológica da BBC (Londres)


Mediador: Lúcio Mesquita


 


Painel 1: O algoritmo em casa – como a IA já está presente nas redações pelo mundo


Vídeo-Case: Pete Clifton, Editor-Chefe, Press Association e Radar


Camila Marques, Editora de Audiência e Digital, Folha de São Paulo


Leonardo Cruz, Editor de Inovação no Estado de S. Paulo


Daniel Flynn, Editor na América Latina para a Thomson Reuters


Claudia Quiñonez, Chefe de Automação de Notícias da Bloomberg


Mediação: Leão Serva, diretor de jornalismo da TV Cultura


 


Call: Ética e Leis na Era de Robôs e Inteligência Artificial


Eduardo Magrani, Ph.D. e Vice-Presidente do Instituto Nacional de Proteção de Dados Pessoais (Alemanha)


Mediador: Lúcio Mesquita


 


Painel 2: O algoritmo informado – como IA pode ajudar a combater a desinformação


Vídeo-Case: Nic Newman, pesquisador do Instituto Reuters de Jornalismo


Tai Nalon, Diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos 


Renato Cruz, Editor do inova.jor 


Mediador: Flávio Ferrari, diretor do Copenhagen Institute for Futures Studies (Brasil)


 


Painel 3: O algoritmo tupiniquim – o que o Brasil já produz de IA e como cobrir o setor


Alessandra Montini, Diretora do LabData da FIA e Professora FEA/USP


Lilian Ferreira, Editora-chefe do VivaBem e Tilt no UOL


Carmelo Iaria, Fundador e CEO na The AI Academy


mediador: Zeca Camargo, Jornalista e apresentador na TV Globo


 


Painel 4: O algoritmo financeiro – a IA vai aumentar receitas e reduzir redações?


Vídeo-case: Twipe – assinaturas The Times de Londres


Live Case: “Machine Learning para aumento da conversão”, Gazeta do Povo e Neuromath IA


Caio Tulio, CEO da Torabit


Beatriz Ayrosa, Cofundadora da Becabiz e diretora da ABRADI


Marcelo Trindade, Sócio Neuromath IA e Eng. de Machine Learning na Gazeta do Povo


Felipe Grantham , Especialista em Marketing Digital na Gazeta do Povo


Mediador: Lúcio Mesquita


 


É necessário realizar a inscrição pelo site. Vagas limitadas!


 


Serviço


mídia.JOR – Inteligência Artificial no Jornalismo


Dia 26 de setembro de 2019, das 14h às 22h


Local: Unibes Cultural SP - Rua Oscar Freire, 2500 (ao lado da estação Sumaré de metrô)


Realização: Revista e Portal IMPRENSA


Inscrições abertas pelo site www.portalimprensa.com.br/midiajor  


 


Mais informações pelo e-mail giselesotto@portalimprensa.com.br

Voltar