Desafios do jornalismo regional em curso online

ABERT - Notícias

Quinta, 03 Outubro 2019 17:10


O curso de ensino a distância (EaD) “Jornalismo regional: dilemas e desafios contemporâneos”, promovido pela ABERT em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), já está disponível (https://aerp.org.br/ensino/categorias/cursos-1/) para os interessados em como trabalhar a informação local diante da imensidão de dados gerados nas redes.


Este mês, o EaD foi gravado e teve a participação do professor-doutor de Jornalismo e Comunicação da Universidade de Coimbra (Portugal), João Figueira, que esteve no Brasil para compartilhar sua experiência como repórter e docente.


Figueira defende que o jornalismo regional é uma tendência e destaca a necessidade de transformar a transmissão da notícia. “Estamos vivendo uma mudança global que, provavelmente, ainda não entendemos em sua totalidade, mas já sentimos seus efeitos”.


O palestrante afirma que o jornalismo na era da globalização precisa descentralizar as informações, que ainda focam nos grandes centros.


 


“Essa ideia de que estamos todos conectados, nessa forma de comunicação de massa, tem alguns problemas e limitações. É muito mais fácil saber o que está acontecendo em Nova York do que o que acontece na porta de casa”, afirma.

Voltar