Jornalistas podem usar estratégias de SEO para aumentar audiência de portais

PORTAL IMPRENSA

Kassia Nobre | 16/10/2019 09:12


As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são usadas na área de marketing de conteúdo para aumentar o engajamento e a relevância de marcas. No jornalismo, a ferramenta pode ser importante para aumentar a audiência, sobretudo, de portais novos que ainda estão construindo o seu público.
 


Os especialistas em SEO, os jornalistas Amanda Cruz e Giacomo Vicenzo serão os instrutores do workshop “SEO e conteúdo digital” do Fórum de Jornalismo da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM). O evento será realizado no dia 21 de outubro no campus da faculdade, em São Paulo. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site da instituição.
 


Amanda afirma que o objetivo da capacitação é apresentar a vivência do trabalho com SEO. “Essa é uma prática muito importante para o jornalista, mas que ainda é conhecida superficialmente pela maioria dos profissionais. A minha expectativa é que os alunos consigam enxergar formas legais de trabalhar com isso e queiram se envolver nesse universo”.
  


O uso do SEO no jornalismo


Giacomo relata que as técnicas de SEO ainda não usuais no jornalismo, mas que elas devem ser aprendidas por todos aqueles que produzem qualquer tipo de conteúdo online.
  


“Hoje eu escrevo para portais de notícias e crio conteúdo para marcas. No universo do conteúdo para marcas essa é uma técnica indispensável atualmente. No jornalismo ainda não é tão usual, mas na disputa por audiência enxergo que essa deve ser uma técnica dominada por todos que criem qualquer tipo de conteúdo online e queiram seguir as tendências. Afinal, quem nunca procurou uma notícia ou outro assunto em alta digitando na barra de pesquisas do Google? Usar SEO como estratégia pode significar mais cliques”, afirma.
 


O jornalista lembra ainda que a qualidade do conteúdo deve ser sempre preservada com o mesmo cuidado e vigor com que se busca a audiência. 


 “Não é raro encontrar sites bem ranqueados, mas com péssimo conteúdo. Saber como dosar essas estratégias com qualidade e criatividade deve ser exigência para o profissional do futuro e de agora”, conclui. 


 


Crédito:Divulgação FAPCOM



 


Como funciona a técnica


Giacomo explica que SEO pode ser utilizado por jornalistas que produzem conteúdo online para otimizar buscar orgânicas no Google por meio de palavras-chave. 


“É quando vamos procurar sobre algum tema e digitamos uma expressão ou palavra no buscador e os primeiros resultados aparecem”. 


O jornalista esclarece que a estratégia de sites e blogs é adicionar as palavras-chaves em pontos corretos do texto e em um número de vezes razoável para que o motor de buscas do Google posicione o site nas primeiras páginas de busca.
 


Outra estratégia de SEO é considerar palavras-chaves que tenham um grande volume de buscas. 


“Por exemplo, ao fazer um texto sobre ‘técnicas de redação’, constata-se quais são as palavras ou expressões dentro do assunto com maior volume de busca para aplicá-las no texto”. 



Programação Fórum de Jornalismo


A programação do Fórum de Jornalismo contará com palestras e workshops. A palestra “Jornalismo investigativo em pauta: reflexões em tempo de crise” terá dois momentos. Na parte da manhã, a partir das 8h, haverá o debate com as participações de Bruno Torturra (Estúdio Fluxo), Eduardo Reina (Livro Cativeiro sem fim) e mediação do jornalista Fábio Pannunzio. 


Já na parte da noite, a partir das 19h15, haverá o debate com as participações de Sérgio Spagnuolo (Volt Data Lab), Tatiana Dias (Intercept Brasil) e com a mediação do jornalista Fábio Pannunzio. 


Os workshops “SEO e conteúdo digital”, “Captação e edição de vídeos” e Os desafios da Comunicação Ambiental” serão realizados a partir das 9h45. 
 


 Os workshops “Inovação e tendências em jornalismo”, “Captação e edição de vídeos” e “Jornalismo ambiental” serão realizados a partir das 21h. 


Perfil dos instrutores 


Amanda é jornalista e trabalho com digital há oito anos. A experiência com SEO começou há cerca de três anos, quando se tornou editora de alimentação e fitness no portal Minha Vida, site de saúde. Trabalhou ainda na Green Park Content, uma agência de branded content com foco em audiência orgânica. Hoje, é editora de projetos de diferentes segmentos, todos com foco em SEO.


 


Giacomo é jornalista. Atualmente, trabalha como produtor de conteúdo com foco em SEO para marcas para a sede brasileira da multinacional Green Content Park. É jornalista colaborador no UOL TAB, Agência Mural de Jornalismo das Periferias e na Agência de Notícias Énois. Venceu o prêmio Jornalista de Impacto promovido pela empresa ponteAponte e pela Faculdade Cásper Líbero com a publicação ‘CEOS da Quebrada’, vinculada no UOL TAB. Fez colaborações para o jornal britânico The Guardian e recentemente para o site The Intercept Brasil. 

Voltar