Rádio é disparado a principal plataforma de consumo de áudio em carros na Alemanha

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Segunda-Feira, 28 de Outubro de 2019 @ 07:31


São Paulo - O rádio é de longe a fonte mais usada de música, entretenimento e informação para quase 70% dos alemães


tudoradio.com continua acompanhando o comportamento da audiência de rádio (e audio) nos principais mercados do mundo, com base nos relatórios realizados pelos principais institutos de pesquisas. A Edison Research publicou os resultados do Infinite Dial Alemanha, encomendado pela RTL Radio Deutschland, um dos principais grupos de comunicação da Europa. O relatório mostra que o áudio é uma mídia em expansão e que o rádio tem uma fatia considerável nesse consumo. Por exemplo, nos automóveis alemães, o rádio tem quase 70% do “share” das fontes de áudio. Acompanhe os resultados:


A pesquisa apontou que, em todas as faixas etárias e em todas as plataformas e dispositivos, os serviços de rádio e áudio são muito usados na Alemanha. Nesse ambiente, público de 16 a 34 anos estão ouvindo cada vez mais rádio por aplicativos de rádio em seus celulares, agregadores de streaming ou alto-falantes inteligentes. Do público acima dos 16 anos, 38% afirma que ouviram rádio FM via internet.


Já a presença do receptor de rádio nas residências alemães, 69% delas contam com 1 ou 3 aparelhos, 11% com quatro receptores ou mais e 20% não contam com rádios em casa. Neste caso, a audiência está migrando para o consumo de rádio via dispositivos online, conforme citado no parágrafo anterior.


Tempo de consumo das plataformas


O rádio é a segunda mídia com o maior tempo de consumo na Alemanha. O público acima dos 16 anos gasta 1h53min por dia assistindo televisão, contra 1h52min ouvindo rádio e 1h44 usando a internet. A pesquisa também destacou ações como ler livros (38 minutos diários), usar redes sociais (35 minutos), ler jornais (35 minutos), ouvir música em serviços de streaming (31 minutos), assistir vídeos on-demand (26 minutos), jogar video-games (14 minutos) e ouvir audiobooks (6 minutos).


O áudio no carro alemão


Outro detalhe é que 78% do público acima dos 18 anos (e é motorista de veículo) utilizou o rádio como fonte de áudio no último mês. Desses, 16% também acompanharam o veículo através da transmissão de rádio digital (DAB+). Podcasts aparece com 15%, audio online (como o streaming) com 13%, entre outros formatos. Lembrando que, o uso de um formato de áudio em um mês não exclui o consumo de outros, por isso os valores desse item da pesquisa superam a marca de 100%.


Já em relação à divisão, o rádio representa 67% do consumo de áudio em veículos, contra 21% da propriedade de música (do usuário, como MP3, CD, entre outros), 4% para online (streaming) e 8% para outras plataformas.



Mais destaques do relatório (smart speakers e podcasts)


Segundo a Edison Research, a pesquisa também destaca que "Alto-falantes inteligentes (smart speakers) também estão ganhando espaço na Alemanha, pois 8% dos alemães já possuem um ou mais desses dispositivos". O estudo Infinite Dial Alemanha diz confirmar  as estimativas de mercado anteriores da RTL Radio Deutschland, de cerca de 12 milhões de unidades vendidas. Atualmente, cada proprietário de alto-falante inteligente possui uma média de 1,8 dispositivos em sua casa.


O rádio hoje:


Outro ponto é de que mais de um terço (35%) do público jovem de 16 a 34 anos na Alemanha ouvem um podcast todos os meses. Cada usuário ouve uma média de 5 podcasts por semana. E o levantamento afirma que "os ouvintes de podcast têm um enorme potencial como clientes para os profissionais de marketing. Eles têm uma renda acima da média alto nível de escolaridade".


No release da Edison Research, Stephan Schmitter, CEO da RTL Radio Alemanha, afirmou que "Os resultados do Infinite Dial Alemanha são um alicerce muito importante para o desenvolvimento estratégico de nosso mundo de rádio e áudio. Eles provam que estamos no caminho certo com nossos diversos produtos. Além dos programas clássicos, as ofertas sob demanda têm uma alta taxa de uso. Isso confirma, em particular, o grande potencial para podcasts. Com nossa plataforma Audio Now e a fundação da empresa de produção de podcast Audio Alliance, criamos uma excelente base no momento certo para desempenhar um papel decisivo na definição da atratividade desse mercado do ponto de vista do usuário e do cliente".


Com informações do levantamento Infinite Dial® / Edison Research


 


Daniel Starck

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