Dia do Radialista é comemorado de forma oficial nesta quinta-feira (7)

TUDO RÁDIO

Quinta-Feira, 07 de Novembro de 2019 @ 11:02


Brasília – Data foi instituída por meio de lei em 2006, em homenagem ao radialista Ary Barroso


Os radialistas de todo Brasil estão comemorando o Dia do Radialista nesta quinta-feira (7). A data foi instituída por meio de lei em 2006 como forma de homenagear o compositor, músico e radialista Ary Barroso, nascido em 7 de novembro de 1903 e falecido em 9 de fevereiro de 1964. 


 


A data foi estabelecida após decreto do ex-presidente Lula em 2006 em homenagem ao compositor, músico e radialista Ary Barroso, nascido em 7 de novembro e falecido em 9 de fevereiro. Mas os radialistas também festejam o 21 de setembro, porque nessa data, em 1943, o então presidente da República Getúlio Vargas assinou uma lei que criou um piso salarial para a profissão.


Em maio deste ano entrou em vigor uma mudança no sistema de emissão de registros profissionais da Secretária do Trabalho, ente integrante do Ministério da Economia, relativa à emissão de registros profissionais para radialistas, em atendimento ao cumprimento da Lei 6.615/1978. Com isso, os registros serão emitidos para a profissão Radialista, e não para uma das funções exercidas. A solicitação de alteração no sistema foi feita pela Federação Nacional das Empresas de Rádio e TV (FENAERT).


O Ministério da Economia formalizou também que o sistema em questão foi alterado, atendendo à decisão obtida no processo administrativo. Para solicitar a emissão de registros junto ao Ministério basta acessar: http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/pages/impressoes/emitircartao/profissional/main.seam


Carlos Massaro


 


 

Voltar