Em homenagem ao Dia do Jornalista, ABERT lança campanha sobre importância da imprensa na cobertura do coronavírus

Tudo Rádio - ABERT

Segunda-Feira, 06 de Abril de 2020 @ 15:08 


 


Brasília – Entidade conta com ato virtual no dia do jornalista (7 de abril) e lançou a campanha "Desinformação mata", que reforça o papel da imprensa na cobertura da pandemia do novo coronavírus 


 


Atualizado às 17h06  


 


A ABERT lançou nesta segunda-feira uma campanha para homenagear os jornalistas pelo Dia dos Jornalistas, que será comemorado nesta terça-feira (7). As peças ressaltam a importância do papel da imprensa na cobertura do combate ao novo coronavírus, levando informações importantes para a população sobre a prevenção do contágio.  


 


A campanha tem como tema "Desinformação mata" e reforça "o papel dos veículos de comunicação na prestação de serviço no combate às notícias falsas, principalmente sobre a covid-19, por meio de ações e da divulgação de campanhas realizadas pelas associações estaduais de radiodifusão. 


 


O material da campanha foi lançado no 20 de março, a ABERT afirma que "destaca o compromisso da imprensa com a informação checada e segura.


 


Com isso, a ação da ABERT pretende reforçar também a orientação das autoridades públicas para que a população respeite o distanciamento social, enquanto os profissionais de rádio e TV levam, diariamente, informações sobre a COVID-19". 


 


O material é composto por um vídeo para redes sociais e um spot para rádio, que está disponível para download gratuito (clique aqui) e poderá ser veiculado durante a programação. 


 


Assista acima a versão em vídeo da nova campanha da ABERT 


 


Ações e homenagem ao dia do jornalista 


 


A ABERT também informou que irá realizar um ato virtual no dia do Jornalista, celebrado amanhã (7), ação que lembrará a importância do jornalismo, da informação e da verdade. 


 


O ato será organizado pela  pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e outras entidades da sociedade civil, com execução através do Facebook. A campanha destacará  "que o jornalismo, considerado serviço essencial neste momento de pandemia do novo coronavírus, cumpre a missão de levar à sociedade informação apurada e checada sobre a doença", explica a entidade.  


 


A ABERT também vem atuando intensamente na tentativa de aliviar os impactos causados pela pandemia do coronavírus. Em uma das ações, a associação conseguiu o adiamento do pagamento do FISTEL. Previsto inicialmente para o dia 31 de março, o vencimento da taxa foi postergado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para o dia 15 de abril.  


 


O adiamento ocorreu após pedido da ABERT como forma de auxílio às emissoras de radiodifusão, em virtude dos prejuízos financeiros advindos com a pandemia do novo coronavírus e pela dificuldade de utilização da rede bancária neste período. 


 


 


Carlos Massaro 

Voltar