O Rádio Hoje | Estudos espanhóis destacam crescimento da audiência online do rádio durante o isolamento social. Credibilidade do meio é alta

Tudo Rádio - Pesquisa

Terça-Feira, 07 de Abril de 2020 @ 07:32 


 


São Paulo - Números foram destacados por grupo de rádio da Espanha, país que está entre os mais afetados pela pandemia do novo coronavírus 


 


No centro do caos nesta pandemia do novo coronavírus, a Espanha viu a audiência de rádio em ambientes digitais crescer de forma significativa. O grupo PRISA, responsável por marcas como Los 40, Cadena SER, Radiolé, Cadena Dial, entre outras redes de rádios), divulgou um relatório que mostra a evolução da audiência de rádio durante o isolamento social e também as oportunidades vistas por anunciantes para estabelecerem relacionamos mais próximos e profundos com seus públicos, situação possível através do rádio. Meio também lidera em credibilidade para o público espanhol. Acompanhe: 


O texto do grupo espanhol destaca um dado do relatório feito pela IPG Mediabrands, que apontou um crescimento de 112% do público digital de rádio online durante o período de isolamento social. Vale recordar que a audiência de rádio, assim como o consumo de mídia, está em alta em praticamente todos os países que enfrentam a pandemia do novo coronavírus. 


 


Na área de publicidade, outro dado positivo para o meio rádio: o rádio passou de 24,13% para 25,12% da memória publicitária , sendo o meio que mais aumenta sua notoriedade, de acordo com um estudo da YMedia Vizeum, destacado pelo grupo espanhol. 


 


O isolamento também tornou o rádio o meio mais credível e confiável para obter informações, de acordo com o recente estudo da Havas Media Group Espanha, também citado pelo grupo SER. 


 


Rádio: fonte de maior credibilidade durante o isolamento 


 


O Havas Media Group Spain, rede de mídia pertencente ao Havas Group, realizou um estudo sobre o  impacto da covid-19 nos hábitos de consumo e na mídia e suas consequências na Espanha, panorama realizado em colaboração com  O Canal Sondeo. O material posiciona o rádio como fonte de maior credibilidade para os espanhóis durante a crise do coronavírus. 


 


O relatório destaca o "importante papel do rádio, que lidera o ranking de credibilidade / confiança nas informações da mídia , seguido de TV, imprensa impressa e online". O índice de confiança do rádio é bem superior ao das redes sociais, estas que estão posicionadas como o suporte menos credível, seguido pela internet, amigos e familiares.. 


 




 


O levantamento espanhol colabora com algo já visto no Brasil, onde o Datafolha apontou o rádio (programas jornalísticos) entre as fontes de maior credibilidade para os brasileiros durante a pandemia, assim como TV e jornais impressos. A pesquisa foi divulgada na segunda quinzena de março. 


 


Credibilidade ajuda as marcas 


 


Em relação às marcas, o estudo espanhol destaca que o período atual é um momento muito importante para mostrar seus objetivos, valores e políticas de RSE (Responsabilidade Social Corporativa ou Responsabilidade Social Corporativa Empreendedora). 


 


Também é uma oportunidade única para que as marcas recuperem a confiança dos consumidores, que, segundo o relatório espanhol, valorizam muito a resposta das empresas à "situação e esperam gestos e ações de solidariedade e sua contribuição para o bem comum".  


 


 


Daniel Starck 

Voltar