Panorama: Rádio de São Paulo cresce em audiência. FMs de diferentes formatos apresentaram evoluções

Tudo Rádio - Panorama

Terça-Feira, 09 de Junho de 2020 @ 07:30


 


São Paulo - Band FM segue líder geral e Nativa FM apresenta forte avanço em audiência. 105 FM e CBN saltam em rankings gerais


São Paulo acompanhou ontem (8) mais uma atualização dos dados de audiência do meio rádio, pesquisa que é realizada regularmente pelo Kantar Ibope Media. E a notícia geral é positiva para o meio: após apresentar evolução em alcance na medição passada, o meio FM também viu crescimento no universo de ouvintes na pesquisa atual. Rádios de diferentes formatos viram avanços significativos em seus números. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2020):


Líderes auxiliam diretamente na alta do meio


A Band FM 96.1 (popular/hits) continua sozinha na liderança geral de audiência em todos os principais períodos da medição. E a rádio ampliou de forma considerável os seus números na medição atual, com destaque para o avanço visto no filtro comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira). Para se ter uma ideia da evolução da Band FM, a média registrada atualmente pela rádio no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é a maior desde a pesquisa do trimestre de agosto a outubro de 2019 (dados conhecidos pelo mercado em novembro passado).


Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a concorrência interna entre as rádios do GC2 (Grupo Camargo de Comunicação) segue alta, evidenciando ainda mais o momento positivo que vivem os projetos da 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (alternativa/rock) e Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo). As duas FMs evoluíram em audiência, com a 89 seguindo na vice-liderança geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e a Alpha FM mantendo a vice-liderança em períodos comerciais (reconquistada na medição passada e mantida na atual, no 07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).


Também perto top 3, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Nativa FM 95.3 (popular/hits) reaparece na quarta colocação geral. A emissora apresentou um forte avanço em seu índice de audiência na comparação com a medição anterior. Vale lembrar que a Nativa FM já estava em alta nas pesquisas anteriores e no período comercial a FM saltou para o top 3 (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).


A Jovem Pan FM 100.9 (jovem/pop-jornalismo) também segue em destaque. A rádio apresentou uma evolução consistente em filtros gerais e também em períodos comerciais, onde teve o seu maior salto de audiência. A emissora está próxima da Nativa FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em quarto geral em filtros comerciais, agora à frente da 89 no 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).


Mais destaques


Assim como a Nativa FM, a 105 FM 105.1 (popular/esportes) apresentou uma forte elevação de seu índice de audiência nos principais períodos da medição, saltando quatro colocações no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), em sexto geral nesse filtro.


A Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) também se destacou na medição atual. A rádio elevou seu índice de audiência nos principais períodos da pesquisa, aparecendo logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em sexto geral em períodos comerciais 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira), filtro onde a FM teve uma forte alta em seus números.


Gazeta FM 88.1 (popular/hits), Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) e Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) completam o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também no 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). Detalhe: essas emissoras também viram ampliações em seus índices, principalmente em filtros de segunda à sexta-feira.


Jornalismo em alta


A CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) continua apresentando uma variação considerável em seu índice de audiência, independente do filtro geral a ser analisado. Tanto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), como no 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira), a CBN passou a ser a rádio mais próxima do top 10.


Também em alta, a BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) aparece logo na sequência nos dois principais períodos da pesquisa. As duas FMs concorrentes são separadas no ranking geral pela NovaBrasil FM 89.7 (adulta/nacional).


Ainda sobre o jornalismo, vale recordar o já citado avanço nos números da Jovem Pan FM, rádio que conta com o formato nos dois principais horários para o gênero (começo do dia e entre o final da tarde/início da noite).


Outra emissora que segue evoluindo no formato é a Rádio Bandeirantes FM 90.9, rádio que também já estava crescendo em audiência em medições passadas.


Sequência também próxima do top 10


Rádio Mix FM 106.3 (jovem/pop), Kiss FM 92.5 (adulto/rock), Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes) e Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) seguem posicionadas na sequência do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos importantes, estando entre a BandNews FM e a Rádio Bandeirantes nesse filtro.


A pesquisa sem "face to face"


Desde o dia 20 de março, a pesquisa não conta com entrevistas "face to face" e isso gerou dúvidas de como a situação vai impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media segue orientando as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores.


Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.


A pandemia do novo coronavírus impede que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.


Importante: entenda o ranking…


A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.


Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.


Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.


Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.


Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.


Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


 


Daniel Starck

Voltar