Levantamento da AESP em parceria com o instituto Gerp mostra cenário competitivo na corrida pelas duas vagas ao Senado por São Paulo nas eleições de 2026
AESP | Redação
23/03/2026
Pesquisa realizada pela Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), em parceria com o instituto Gerp, aponta liderança compartilhada de Simone Tebet (PSB) e Guilherme Derrite (PP) na disputa ao Senado no estado de São Paulo.
De acordo com o levantamento estimulado, Tebet aparece com 22% das intenções de voto, enquanto Derrite registra 21%, configurando um cenário de empate técnico na liderança.
Na sequência, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), soma 12%, consolidando-se como terceira colocada na disputa.
Mais atrás, aparecem Márcio França (PSB), com 6%, Mário Frias (PL), com 4%, e Paulinho da Força (Solidariedade), com 3%. O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado (PL), registra 1%.
O levantamento também mostra um percentual expressivo de eleitores fora do campo dos candidatos apresentados: 17% afirmam não votar em nenhum dos nomes, enquanto 15% não souberam ou não responderam.
Disputa aberta pelas duas vagas
O cenário reforça uma disputa ainda em aberto pelas duas vagas ao Senado em 2026. Como cada eleitor pode votar em dois candidatos, a tendência é de formação de alianças e composições estratégicas ao longo da campanha.
A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos, indicador relevante para avaliar o potencial de crescimento e consolidação de cada nome ao longo do processo eleitoral.
Metodologia
O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 20 de março de 2026, com 1.000 entrevistas em todo o estado de São Paulo, com confiança de 95,5% e e está registrada no TSE/SP 02178/2026.
Outros dados da pesquisa
Além da disputa ao Senado, o estudo também avaliou outros temas relevantes para o cenário político e social do estado. Entre os destaques:
- A avaliação do governo de São Paulo registra 55% de aprovação
- O governador Tarcísio de Freitas aparece com 51% das intenções de voto, seguido por Fernando Haddad, com 35%
- Entre os partidos mais conhecidos, o PT lidera com 22%, seguido pelo PL com 20%
- A violência é apontada como o principal problema do estado, com 64% das menções
- A internet é vista como o principal meio de disseminação de fakenews (75%), enquanto o rádio aparece como o meio mais confiável de informação
👉 Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.
A AESP informa ainda que nesta semana, será divulgada a pesquisa nacional para presidente da República, ampliando a análise do cenário eleitoral no país.
Leia também:
- Tarcísio seria reeleito em São Paulo com 51%, aponta pesquisa AESP/GERP
- Rádio é o meio mais confiável de informação, enquanto internet lidera em fakenews, aponta pesquisa AESP/GERP




